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História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

ERMEL, Tatiane de Freitas. CULTURA MATERIAL, ESPAÇOS E EDIFÍCIOS ESCOLARES NA REVISTA DE PEDAGOGÍA/ ESPANHA: A CIRCULAÇÃO DAS IDEIAS INTERNACIONAIS E O CONTEXTO ESPANHOL (1922-1934). Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.51, pp.297-316. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/67532.

Neste estudo é analisado um conjunto de 20 artigos da Revista de Pedagogía, Espanha, publicados entre os anos 1922-1934, que abordam os temas relacionados aos espaços, edifícios escolares e ao mobiliário escolar. O periódico, fundado e dirigido por Lorenzo Luzuriaga entre os anos de 1922-1936, era destinado especialmente para professores, diretores, inspetores, professores de institutos e universitários. Constatamos que os artigos apresentam concepções internacionais relacionadas às novas tendências dos espaços escolares, especialmente sobre as escolas ao ar livre e o mobiliário. Em relação ao contexto espanhol aborda-se as construções escolares e os investimentos materiais num intenso debate entre a necessidade de expansão para as regiões mais distantes do país e as construções monumentais dos grandes centros urbanos.

Palabras clave : imprensa pedagógica; cultura material; edifícios escolares; espaço escolar; mobiliário escolar.

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