SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número51ESCUELAS ÉTNICAS POLACAS EN RIO GRANDE DO SUL (1875-1939)LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN EN AMÉRICA LATINA: CONTRIBUCIÓN Y APORTES DE LA SOCIEDAD DE HISTORIA DE LA EDUCACIÓN LATINOAMERICANA - SHELA (1994-2015) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

CAICEO ESCUDERO, Jaime. ORIGENS E PRINCIPAIS EXPOENTES DO LAICISMO, EM SUA VERTENTE EDUCATIVA, NO CHILE. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.51, pp.333-350. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/68613.

O objetivo deste artigo é descrever o surgimento do laicismo no Chile na segunda metade do século 19. Em seguida destacam-se as figuras mais proeminentes nessa linha na primeira metade do século 20, especialmente por haverem aportado a pedagogia de Dewey ao desenvolvimento educacional do país, superando as influências francesas e alemãs que, durante o século 19, haviam iluminado o proceder laico e educativo. Complementa-se com a descrição do pensamento laico presente nos Prêmios Nacionais de Educação e a relação com a pedagogia de Dewey, que são importantes expoentes da educação pública da segunda metade do século passado no país. Todo esse processo não esteve isento da existência de debates com representantes de setores afins à Igreja Católica.

Palabras clave : laicismo educacional; escola nova; controvérsias laicismo-catolicismo; principais expoentes laicos.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )