SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número51LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN EN AMÉRICA LATINA: CONTRIBUCIÓN Y APORTES DE LA SOCIEDAD DE HISTORIA DE LA EDUCACIÓN LATINOAMERICANA - SHELA (1994-2015)LOS MINISTROS DE EDUCACIÓN EN ARGENTINA (1854-2015): ANÁLISIS DE LOS PERFILES PROFESIONALES DE LAS ELITES POLÍTICAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

GOUVEA, Maria Cristina Soares  y  NICACIO, Karina. ESCOLARIZAÇÃO E TERRITORIALIDADE NA CIDADE REPUBLICANA: BELO HORIZONTE (1897-1912). Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.51, pp.377-396. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/66340.

O artigo tem como tema as relações entre demandas sociais e políticas estatais de instrução no decorrer da Primeira República. Tendo como cenário a cidade de Belo Horizonte, materialização do projeto republicano de ordenamento urbano, busca-se analisar o acesso à instrução das distintas populações, a partir de sua ocupação do território. Referenciado no diálogo entre história, geografia e urbanismo, focaliza-se a dinâmica entre o investimento em escolarização da população habitante das colônias agrícolas, preponderantemente de imigrantes, e as ações estatais no período entre sua criação, em 1897, e incorporação à zona suburbana em 1912. Verifica-se que a política segregacionista característica da planificação da cidade, em que a ocupação territorial foi definida de acordo com a condição social e étnico-racial das populações, impôs condições desiguais de acesso à escola. Por outro, dada a dinâmica de apropriação dos territórios pelas distintas populações, a mobilização dos habitantes das colônias pela instrução pública fez com que o Estado, ainda que de forma precária, destinasse recursos à escolarização desses grupos sociais.

Palabras clave : escola; cidade; territorialização; imigração.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )