SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número51ESCUELA Y TERRITORIALIZACCIÓN EN LA CUIDAD REPUBLICANA: BELO HORIZONTE (1897-1912)CONTENIDOS URBANÍSTICOS EN LA CARRERA DE ABOGACÍA DE LA UNIVERSIDAD NACIONAL DEL LITORAL (ARGENTINA, 1920-1948) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

RODRIGUEZ, Laura Graciela. OS MINISTROS DA EDUCAÇÃO DA ARGENTINA (1854-2015): ANÁLISE DOS PERFIS PROFISSIONAIS DAS ELITES POLÍTICAS. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.51, pp.397-417. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/66794.

Neste artigo analisamos as biografias profissionais de 94 ministros titulares do Ministério de Educação Nacional ao longo de 161 anos (1854-2015), observando as leis e decretos mais importantes aprovados em cada período. Estudaremos quatro questões de suas biografias: a duração no cargo de Ministros, local de nascimento, gênero e idade média; o título nos seus estudos de graduação; a experiência dos funcionários; a relação entre esses ministros com organizações extras partidários. Procuramos mostrar a singularidade e elementos comuns encontrados em cada fase (1854-1949; 1949-1983; 1983-2015) e durante o período todo.

Palabras clave : elites; ministros; educação; Argentina.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )