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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

HINTERHOLZ, Marcos Luiz. TÁCITAS E MARGINAIS: MEMÓRIAS DAS CASAS DE ESTUDANTE AUTÔNOMAS DE PORTO ALEGRE E AS POSSIBILIDADES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.51, pp.435-448. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/68750.

A temática da moradia estudantil universitária ainda é pouco abordada pela historiografia, o que pode ser decorrente da redução destes espaços ao seu caráter assistencial, em abordagens que não as contemplam enquanto lugar de formação e de troca de saberes. Pretende-se, a partir de perspectivas abertas pela vertente da História Cultural, apresentar o surgimento e organização de três casas de estudantes autônomas de Porto Alegre e discutir a inscrição deste tema no campo da História da Educação. Busco ainda pensar fontes e algumas questões importantes para pesquisas relacionadas a este tema.

Palavras-chave : casas de estudante; autonomia e autogestão; história da educação.

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