SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número52ORIGEN, TRAYECTORÍA Y EFECTIVIDAD DE LA FORMACIÓN DE ENSEÑANZA MEDIA TÉCNICO PROFESIONAL EN CHILE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

SBRANA, Roberta Aline  y  CUNHA, Marcus Vinicius da. ANÁLISE RETÓRICA DAS MEMÓRIAS DE PASCHOAL LEMME. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.52, pp.96-110. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/62180.

Este trabalho analisa as memórias de Paschoal Lemme, publicadas na década de 1980 contendo aspectos de sua vida e de sua atuação como educador entre os anos de 1920 e 1960. A metodologia utilizada é a análise retórica, fundamentada em Aristóteles e nas obras de Perelman e outros pesquisadores envolvidos na revitalização da retórica. Seguindo os parâmetros desse método, considera-se que todo texto publicado possui uma intencionalidade, sendo destinado a persuadir os leitores para a aceitação de uma ideia e para a adoção de condutas destinadas a manter ou modificar determinado estado de coisas. Esses parâmetros são aplicados às memórias de Lemme com o intuito de identificar as estratégias argumentativas utilizadas pelo autor perante sua audiência.

Palabras clave : Paschoal Lemme; memória; análise retórica; educação brasileira.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )