SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue52RHETORICAL ANALYSIS OF PASCHOAL LEMME MEMORIESTHE FIRST WORLD WAR AS DEPICTED IN HISTORY TEXTBOOKS (ARGENTINA, BRAZIL, CHILE, MEXICO, AND THE UNITED KINGDOM) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

POBLETE, Berta Servat. ORIGEM, TRAJETÓRIA E EFETIVIDADE DA FORMAÇÃO DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO PROFISSIONAL NO CHILE. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.52, pp.111-135. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/67121.

No Chile, as origens do ensino técnico profissional remontam ao século XVIII. Respondendo às necessidades emergentes de recursos humanos especializados, as primeiras escolas deste tipo de ensino foram estabelecidas. Através da análise da trajetória da formação profissional em diferentes momentos históricos, situações e características, envolvendo tanto as instituições e as especialidades, como sua eficácia em termos das exigências da sociedade. O artigo relata do trabalho realizado no Projeto Fondecyt Nº1100473, instituição que se agradece, bem como aqueles que têm colaborado no estudo.

Keywords : educação profissional técnica; carreira; eficácia; gestão.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )