História da Educação
Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459
Abstract
POBLETE, Berta Servat. ORIGEM, TRAJETÓRIA E EFETIVIDADE DA FORMAÇÃO DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO PROFISSIONAL NO CHILE. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.52, pp.111-135. ISSN 2236-3459 . https://doi.org/10.1590/2236-3459/67121.
No Chile, as origens do ensino técnico profissional remontam ao século XVIII. Respondendo às necessidades emergentes de recursos humanos especializados, as primeiras escolas deste tipo de ensino foram estabelecidas. Através da análise da trajetória da formação profissional em diferentes momentos históricos, situações e características, envolvendo tanto as instituições e as especialidades, como sua eficácia em termos das exigências da sociedade. O artigo relata do trabalho realizado no Projeto Fondecyt Nº1100473, instituição que se agradece, bem como aqueles que têm colaborado no estudo.
Keywords : educação profissional técnica; carreira; eficácia; gestão.