SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número52ANÁLISE RETÓRICA DAS MEMÓRIAS DE PASCHOAL LEMMEA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL NA ESCRITA DE LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA (ARGENTINA, BRASIL, CHILE, MÉXICO E REINO UNIDO) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

POBLETE, Berta Servat. ORIGEM, TRAJETÓRIA E EFETIVIDADE DA FORMAÇÃO DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO PROFISSIONAL NO CHILE. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.52, pp.111-135. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/67121.

No Chile, as origens do ensino técnico profissional remontam ao século XVIII. Respondendo às necessidades emergentes de recursos humanos especializados, as primeiras escolas deste tipo de ensino foram estabelecidas. Através da análise da trajetória da formação profissional em diferentes momentos históricos, situações e características, envolvendo tanto as instituições e as especialidades, como sua eficácia em termos das exigências da sociedade. O artigo relata do trabalho realizado no Projeto Fondecyt Nº1100473, instituição que se agradece, bem como aqueles que têm colaborado no estudo.

Palavras-chave : educação profissional técnica; carreira; eficácia; gestão.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )