SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue52TEACHING EXPERIENCES AND POLITICAL CULTURES: THE TEACHER OF FIRST LETTERS JOÃO BAPTISTA BRANDÃO DE PROENÇA (5TH COMARCA DA PROVÍNCIA DE SÃO PAULO/PROVÍNCIA DO PARANÁ - 1830-1860)EDUCATIONAL POLICIES OF LIBERAL GOVERNMENTS IN THE CREATION AND ORGANIZATION OF THE NORMAL SCHOOLS OF BOYACA (1930-1938) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

GUIMARAES, Anselmo  and  SOUZA, Josefa Eliana. O “AMERICANISMO” E A CRIAÇÃO DA CADEIRA DE ESPANHOL NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO (1917-1926). Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.52, pp.180-193. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/57416.

Este artigo investigou as contribuições do “Americanismo” para a criação da cadeira de espanhol no ensino secundário brasileiro, as finalidades imediatas da institucionalização do espanhol como disciplina escolar e as dificuldades desse processo no Brasil, de 1917 a 1926. O estudo fundamentou-se nos pressupostos teórico-metodológicos da história cultural e, sobretudo, da história das disciplinas escolares no diálogo com André Chervel (1990). A análise evidenciou que apesar da introdução do ensino da língua espanhola como troca de gentileza ao ato do Governo do Uruguai, não agregou ao ensino qualquer outro objetivo.

Keywords : americanismo; cadeira de espanhol; ensino secundário.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )