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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

GUIMARAES, Anselmo  e  SOUZA, Josefa Eliana. O “AMERICANISMO” E A CRIAÇÃO DA CADEIRA DE ESPANHOL NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO (1917-1926). Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.52, pp.180-193. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/57416.

Este artigo investigou as contribuições do “Americanismo” para a criação da cadeira de espanhol no ensino secundário brasileiro, as finalidades imediatas da institucionalização do espanhol como disciplina escolar e as dificuldades desse processo no Brasil, de 1917 a 1926. O estudo fundamentou-se nos pressupostos teórico-metodológicos da história cultural e, sobretudo, da história das disciplinas escolares no diálogo com André Chervel (1990). A análise evidenciou que apesar da introdução do ensino da língua espanhola como troca de gentileza ao ato do Governo do Uruguai, não agregou ao ensino qualquer outro objetivo.

Palavras-chave : americanismo; cadeira de espanhol; ensino secundário.

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