SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número52EN LAS PUBLICACIONES SOBRE LOS LIBROS DE LECTURA EN EL SIGLO XX: VESTIGIOS DE UNA CULTURA MATERIAL ESCOLAREDUCACIÓN POLITICA EN BRASIL E ITALIA: DOS HISTORIAS, MUCHOS PROBLEMAS COMUNES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

VELOSO, Geisa Magela; NASCIMENTO, Rafael Baioni do  y  AMORIM, Mônica Maria Teixeira. AUTORIDADE, DISCIPLINA E APLICAÇÃO DE CASTIGOS NAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES (1910-1930). Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.52, pp.250-273. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/68029.

O estudo situa-se no campo da História Cultural, na vertente defendida por Chartier (1990), e tem por objetivo discutir representações sobre as práticas disciplinares, por compreender que a disciplina se constitui como uma das finalidades da escola que, para além da instrução, também precisa educar as crianças. A discussão apóia-se em diferentes fontes, quais sejam - documentos oficiais do Governo de Minas Gerais e jornais publicados em Montes Claros/MG, sendo que o recorte temporal incluiu as décadas de 1910 a 1930. Nesse período, observou-se um deslocamento nas representações dos professores - de uma contraposição intuitiva da disciplina baseada em castigos para um discurso propriamente científico, que sinaliza a sua abolição e a defesa do equilíbrio entre autoridade e liberdade, com base na Escola Nova.

Palabras clave : história da educação; disciplina; liberdade e autoridade; castigos e punições.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )