SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número52AUTORIDAD, DISCIPLINA Y APLICACIÓN DE CASTIGOS EN LAS CREENCIAS DE PROFESORES (1910-1930)ENSEÑAR HISTORIA DE LA EDUCACIÓN: REFLEXIONES EN TORNO DE UNA PROPUESTA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

OLIVEIRA, Marcus Aurelio Taborda de  y  BIANCHINI, Paolo. EDUCAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL E NA ITÁLIA: DUAS HISTÓRIAS, MUITOS PROBLEMAS COMUNS. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.52, pp.274-294. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/69712.

Apresentamos um conjunto de argumentos que visam evidenciar como a educação política é um projeto de difícil realização em países com características bastante similares, como são a Itália e o Brasil. Para tanto percorremos traços da sua definição em parâmetros legais, visitando a legislação, programas de ensino e a imprensa. Observamos que as preocupações de corte político nos processos educativos escolares dos dois países foram impulsionadas a partir de um mesmo período histórico, a saber, entre os anos 30 e 40 do século XX, com forte acento conservador. Seja na forma de disciplinas escolares ou de práticas educativas, nomeadas de diferentes maneiras ao longo do tempo, a educação política assumiu quase sempre uma dimensão ideológica de perpetuação do status quo. Em um momento de forte refluxo conservador como o atual, é difícil prognosticar o sucesso de qualquer iniciativa de educação política, na medida em que as práticas sociais, culturais e políticas mais amplas constantemente depõem contra valores que poderiam ser considerados universais, atendendo aos interesses de todos, fim último da democracia.

Palabras clave : educação política; educação cívica; história do currículo; Itália-Brasil.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )