SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número52EDUCACIÓN POLITICA EN BRASIL E ITALIA: DOS HISTORIAS, MUCHOS PROBLEMAS COMUNESEL DISCURSO DEL PROGRESO Y LA EDUCACIÓN EN LA EN LA HISTORIA DE HISTÓRIA DE SINOP - MATO GROSSO: “COMO ES BUENO EXPANDIR LAS FRONTERAS DE NUESTRA PATRIA!” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

ACOSTA, Felicitas. ENSINAR HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES EM TORNO DE UMA PROPOSTA. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.52, pp.295-311. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/68696.

O objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão sobre o ensino de História da Educação na perspectiva da tomada de decisões para a formulação de um programa de estudo desta disciplina. A reflexão se apoia sobre os desenvolvimentos teóricos que vêm da historiografia da História da educação e na experiencia como docente nos últimos 20 anos. O trabalho parte de problemas fundacionais da História da educação e avança a partir de uma proposta pedagógica. O esquema proposto considera as potencialidades de cada uma das fases historiográficas da História da educação para uma proposta pedagógica. Também, destaca a internacionalização como momento do debate contemporâneo, que pode ocupar o lugar de articulador de foco entre o problema da investigação e o ensino, a partir da função de graus de especialização dentro de um programa de formação.

Palabras clave : ensino; história da educação; internacionalização; escolarização; comparação.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )