SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue52TEACHING HISTORY OF EDUCATION: THOUGHTS AROUND A PROPOSALPROFESSOR LEOVEGILDO CHAGAS SANTOS (1955): PATRON OF THE THIRD SCHOOL GROUP OF LIMEIRA, SÃO PAULO STATE IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

TOME, Cristinne Leus  and  ROHDEN, Josiane Brolo. O DISCURSO DO PROGRESSO E A EDUCAÇÃO NA HISTÓRIA DE SINOP - MATO GROSSO: “COMO É BOM ALARGAR FRONTEIRAS DE NOSSA PÁTRIA!”. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.52, pp.312-334. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/67292.

Este artigo aborda o entrelaçamento do discurso do progresso na educação sinopense dentro do contexto de implementação da política de integração nacional entre os anos de 1973 e 1979. O discurso de progresso difundido pelo Governo Federal foi assumido pelos Colonizadores, pelos migrantes e pela escola, que em suas práticas exemplificou e manifestou todos os valores desenvolvimentistas da época. A fundamentação teórica se baseou nas contribuições de Michel de Certeau e a pesquisa empírica foi realizada a partir dos procedimentos da História Oral com entrevistas com ex-professoras, assim como em documentos, revistas, iconografias localizadas em acervos particulares e públicos.

Keywords : educação escolar; processo colonizador; discurso do progresso; Sinop.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )