SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue53TOBIAS BARRETO DE MENEZES AND EDUCATION FOR A MODERN BRAZIL (CENTURY XIX) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

ROSA, Teresa Maria Rodrigues da Fonseca. A MATRIZ PEDAGÓGICA JESUÍTA E A SISTEMÁTICA ESCOLAR MODERNA. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.53, pp.21-37. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/71138.

A Ratio foi, como o próprio nome indica, a ordenação ou sistematização dos estudos, a primeira que se fez no mundo. Se algumas das características da metodologia que os primeiros Jesuítas aplicavam à educação podem parecer demasiado simples, ou mesmo elementares, têm nos nossos dias a sua atualidade. A emulação foi um dos motores da pedagogia dos Jesuítas: Honesta aemulatio chama-lhe a Ratio, Sancta aemulatio haviam-lhe chamado as Constituições. O facto de a emulação ser uma componente fundamental da pedagogia Jesuíta, levou a que os seus alunos estivessem constantemente ativos e, desse modo, participassem, empenhadamente, no processo ensino-aprendizagem. Este estudo permitiu-nos concluir, que estamos perante um modelo de grande contemporaneidade.

Keywords : instituições inacianas; Ratio Studiorum; ensino; motivação..

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )