SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número53EL MODELO PEDAGÓGICO JESUITA Y EL SISTEMA EDUCATIVO MODERNOLOS MASONES Y LA MODERNIZACIÓN EDUCATIVA EN BRASIL DURANTE EL PERÍODO DE IMPLEMENTACIÓN Y CONSOLIDACIÓN DE LA REPÚBLICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

BARRETO, Raylane Andreza Dias Navarro. TOBIAS BARRETO DE MENEZES E A EDUCAÇÃO PARA UM BRASIL MODERNO (SÉCULO XIX). Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.53, pp.38-55. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/71344.

No campo da História da Educação que vem se consolidando e que tem por objeto os intelectuais, vários são os autores que intentam desvelar seus meandros como que dando corpo a ele, incluindo um viés metodológico. Busco neste estudo destacar ideias, propostas e práticas de Tobias Barreto de Menezes, um dos autores expoentes do oitocentos brasileiro, assim como entender as questões educacionais do período, em especial no nordeste brasileiro. Nesse sentido, a análise empreendida busca articular as principais expressões desse autor em prol da educação superior feminina e da educação para o trabalho com vistas a um Brasil moderno.

Palabras clave : educação brasileira; educação superior feminina; educação para o trabalho; história intelectual; Tobias Barreto de Menezes; século XIX.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )