SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número53A MATRIZ PEDAGÓGICA JESUÍTA E A SISTEMÁTICA ESCOLAR MODERNAOS MAÇONS E A MODERNIZAÇÃO EDUCATIVA NO BRASIL NO PERÍODO DE IMPLANTAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA REPÚBLICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

BARRETO, Raylane Andreza Dias Navarro. TOBIAS BARRETO DE MENEZES E A EDUCAÇÃO PARA UM BRASIL MODERNO (SÉCULO XIX). Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.53, pp.38-55. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/71344.

No campo da História da Educação que vem se consolidando e que tem por objeto os intelectuais, vários são os autores que intentam desvelar seus meandros como que dando corpo a ele, incluindo um viés metodológico. Busco neste estudo destacar ideias, propostas e práticas de Tobias Barreto de Menezes, um dos autores expoentes do oitocentos brasileiro, assim como entender as questões educacionais do período, em especial no nordeste brasileiro. Nesse sentido, a análise empreendida busca articular as principais expressões desse autor em prol da educação superior feminina e da educação para o trabalho com vistas a um Brasil moderno.

Palavras-chave : educação brasileira; educação superior feminina; educação para o trabalho; história intelectual; Tobias Barreto de Menezes; século XIX.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )