SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue53TOBIAS BARRETO DE MENEZES AND EDUCATION FOR A MODERN BRAZIL (CENTURY XIX)LUSITANIAN INTEGRALISM AND CATHOLIC EDUCATION: CONNECTIONS BETWEEN INTELLECTUALS AND VASCO DA GAMA COLLEGE´S CASE IN LISBOA, PORTUGAL (IN 20´S) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

AMARAL, Giana Lange do. OS MAÇONS E A MODERNIZAÇÃO EDUCATIVA NO BRASIL NO PERÍODO DE IMPLANTAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA REPÚBLICA. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.53, pp.56-71. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/71642.

A atuação de maçons no processo de modernização da educação brasileira, remonta ao século XIX, respaldada por idéias liberais e iluministas. Se consolida nas primeiras décadas do regime republicano, influenciada pelo ideário positivista e anti-jesuítico, em defesa do ensino elementar público, laico e obrigatório. No Brasil, a Maçonaria adaptou-se às condições específicas e necessidades regionais de onde se instalou. Portanto ela não deve ser compreendida num sentido unívoco, sendo mais fácil identificar a ação e engajamento ideológico de maçons e não da Maçonaria propriamente dita. O presente estudo, fundamentado pela História Cultural, privilegia o uso de periódicos maçônicos e busca destacar práticas políticas dos maçons como intelectuais, gestores, legisladores, escritores, jornalistas e professores, bem como as Lojas Maçônicas como potenciais espaços de sociabilidades e organização ideológica.

Keywords : maçons e a educação; periódicos maçônicos; maçonaria brasileira; história intelectual; modernização educativa.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )