SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número53TOBIAS BARRETO DE MENEZES Y LA EDUCACIÓN PARA UN BRASIL MODERNO (SIGLO XIX)INTEGRALISMO LUSITANO Y LA EDUCACIÓN CATÓLICA: CONEXIONES ENTRE LOS INTELECTUALES Y EL CASO DEL COLEGIO VASCO DA GAMA, PORTUGAL (DÉCADA DE 1920) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

AMARAL, Giana Lange do. OS MAÇONS E A MODERNIZAÇÃO EDUCATIVA NO BRASIL NO PERÍODO DE IMPLANTAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA REPÚBLICA. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.53, pp.56-71. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/71642.

A atuação de maçons no processo de modernização da educação brasileira, remonta ao século XIX, respaldada por idéias liberais e iluministas. Se consolida nas primeiras décadas do regime republicano, influenciada pelo ideário positivista e anti-jesuítico, em defesa do ensino elementar público, laico e obrigatório. No Brasil, a Maçonaria adaptou-se às condições específicas e necessidades regionais de onde se instalou. Portanto ela não deve ser compreendida num sentido unívoco, sendo mais fácil identificar a ação e engajamento ideológico de maçons e não da Maçonaria propriamente dita. O presente estudo, fundamentado pela História Cultural, privilegia o uso de periódicos maçônicos e busca destacar práticas políticas dos maçons como intelectuais, gestores, legisladores, escritores, jornalistas e professores, bem como as Lojas Maçônicas como potenciais espaços de sociabilidades e organização ideológica.

Palabras clave : maçons e a educação; periódicos maçônicos; maçonaria brasileira; história intelectual; modernização educativa.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )