SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue53THE MASONS AND THE EDUCATIONAL MODERNIZATION IN BRAZIL DURING THE PERIOD OF IMPLEMENTATION AND CONSOLIDATION OF THE REPUBLICGERMAN ECLECTICISM, FORERUNNER OF COMPARATIVE EDUCATION? RECEPTIONS AND HERITAGE OF HERMANN AUGUST NIEMEYER’S GRUNDSÄTZE IN THE FRANCO-SWISS SPACE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

GONCALVES, Mauro Castilho. INTEGRALISMO LUSITANO E EDUCAÇÃO CATÓLICA: CONEXÕES ENTRE INTELECTUAIS E O CASO DO COLÉGIO VASCO DA GAMA DE LISBOA, PORTUGAL (DÉCADA DE 1920). Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.53, pp.72-83. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/71181.

O artigo examina o projeto cultural e pedagógico do colégio lisboeta Vasco da Gama, instituição de ensino fundada em 1915, que pretendeu instruir e educar seus alunos sob as bases da educação física, da religião e das artes, à luz da doutrina católica, dos princípios integralistas e de uma rígida disciplina interna. Um periódico criado em meados dos anos de 1920, fonte central da investigação, serviu de esteio para configurar o projeto cultural do colégio e expressar de forma institucional uma rede de sujeitos conectados e ativos em tempos conturbados da política portuguesa. Fundamentado na história dos intelectuais e do político, o estudo, por fim, analisa conexões entre o integralismo lusitano e o nacionalismo católico brasileiro.

Keywords : intelectuais; educação católica; integralismo lusitano.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )