SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue53GERMAN ECLECTICISM, FORERUNNER OF COMPARATIVE EDUCATION? RECEPTIONS AND HERITAGE OF HERMANN AUGUST NIEMEYER’S GRUNDSÄTZE IN THE FRANCO-SWISS SPACETHE FRANCISCANS IN PARAÍBA: RELIGIOUS FORMATION, EDUCATION AND CONVENTUAL LIBRARY (18TH AND 19TH CENTURIES) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

RABAZAS ROMERO, Teresa  and  RAMOS ZAMORA, Sara. OS MUSEUS UNIVERSITÁRIOS PEDAGÓGICOS COMO ESPAÇOS DE MEMÓRIA E EDUCAÇÃO. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.53, pp.100-119. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/72218.

Este artigo se enquadra na nova tendência historiográfica emergente sobre o patrimônio histórico-educativo e os museus pedagógicos na Espanha. Nosso interesse incidirá sobre os museus pedagógicos das Universidades espanholas, como espaços que permitem reconstruir a memória coletiva educacional e prever cenários de aprendizagem dinâmicos para todos os públicos. Estas instituições são promovidas por pesquisadores e historiadores da educação das universidades, que têm impulsionado a criação destes espaços nas universidades onde trabalham. Especificamente, o presente artigo analisa mais detalhadamente um destes museus, o Museu de História de la Educación Manuel Bartolomé Cossío, localizado na Faculdade de educação da Universidad Complutense de Madrid.

Keywords : museus pedagógicos universitários; museu de história da educação Manuel Bartolomé Cossío; memória; patrimônio histórico-educativo; Espanha.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )