SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número53O ECLETISMO EDUCACIONAL GERMÂNICO, PRECURSOR DA EDUCAÇÃO COMPARADA? RECEPÇÕES E LEGADO DE GRUNDSÄTZE DE HERMANN AUGUST NIEMEYER NO ESPAÇO FRANCO-SUÍÇOOS FRANCISCANOS NA PARAÍBA: FORMAÇÃO RELIGIOSA, INSTRUÇÃO E LIVRARIA CONVENTUAL (SÉCULOS XVIII E XIX) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

RABAZAS ROMERO, Teresa  e  RAMOS ZAMORA, Sara. OS MUSEUS UNIVERSITÁRIOS PEDAGÓGICOS COMO ESPAÇOS DE MEMÓRIA E EDUCAÇÃO. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.53, pp.100-119. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/72218.

Este artigo se enquadra na nova tendência historiográfica emergente sobre o patrimônio histórico-educativo e os museus pedagógicos na Espanha. Nosso interesse incidirá sobre os museus pedagógicos das Universidades espanholas, como espaços que permitem reconstruir a memória coletiva educacional e prever cenários de aprendizagem dinâmicos para todos os públicos. Estas instituições são promovidas por pesquisadores e historiadores da educação das universidades, que têm impulsionado a criação destes espaços nas universidades onde trabalham. Especificamente, o presente artigo analisa mais detalhadamente um destes museus, o Museu de História de la Educación Manuel Bartolomé Cossío, localizado na Faculdade de educação da Universidad Complutense de Madrid.

Palavras-chave : museus pedagógicos universitários; museu de história da educação Manuel Bartolomé Cossío; memória; patrimônio histórico-educativo; Espanha.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )