SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue53THE FRANCISCANS IN PARAÍBA: RELIGIOUS FORMATION, EDUCATION AND CONVENTUAL LIBRARY (18TH AND 19TH CENTURIES)SOCIAL DISCRIMINATION AND INEQUALITY AT SCHOOL IN THE POLITICAL HISTORY OF BRAZILIAN EDUCATION (1822-2016): SOME NOTES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

PINTO, Maria de Fátima M. M.. D. ANTÓNIO DA COSTA, PALADINO DA INSTRUÇÃO POPULAR EM PORTUGAL NO SÉCULO XIX. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.53, pp.144-157. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/65288.

Neste artigo analisa-se o papel de D. António da Costa no desenvolvimento do ensino público e popular em Portugal, na segunda metade do século XIX. Destaca-se a criação das bibliotecas populares, um dos instrumentos da instrução popular previstos no projeto concebido pelo homem que inaugurou o cargo de ministro da Instrução Pública em Portugal. A sua intervenção ultrapassou a duração deste cargo, iniciando-se uma década antes e prolongando-se depois, através da implementação das bibliotecas populares. Conhecedor da realidade do seu tempo e do seu país, D. António da Costa assumiu posições conciliadoras, acreditando que o sucesso das suas propostas dependia da articulação das iniciativas públicas e privadas, laicas e religiosas, num contexto de intervenção política descentralizada.

Keywords : biblioteca popular; instrução popular; instrução pública.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )