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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

VEIGA, Cynthia Greive. DISCRIMINAÇÃO SOCIAL E DESIGUALDADE ESCOLAR NA HISTÓRIA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (1822-2016): ALGUNS APONTAMENTOS. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.53, pp.158-181. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/73607.

Este artigo problematiza, numa longa duração histórica, a discriminação social e desigualdade escolar presente na história política da educação brasileira. O principal objetivo é demonstrar os movimentos cíclicos das conquistas educacionais associados aos golpes políticos de sua subtração, de modo a melhor subsidiar os debates educacionais atuais, no contexto de imposição de governo por golpe parlamentar e recrudescimento do conservadorismo político-social. O estudo, ainda que sucinto, foi realizado por meio da investigação de diferentes fontes documentais, tais como legislação, relatórios e ofícios de governo, jornais e censos estatísticos, acrescido do diálogo com historiadores e historiadores da educação.

Palavras-chave : escolarização; desigualdade escolar; discriminação social.

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