SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue53SCHOOL HONOR: MATERIAL MEMORY OF SCHOOLFASHION AND WOMEN: THE PRACTICE OF SEWING AND THE FEMININE WORK IN BRAZIL IN THE YEARS 1950 AND 1960 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

MALHEIRO GUTIERREZ, Xosé Manuel. AS BIBLIOTECAS ESCOLARES NA PRIMEIRA DÉCADA DO FRANQUISMO: ENTRE O AMANHECER E A LUZ CEGADA. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.53, pp.239-266. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/66494.

Durante a guerra civil e primeiros anos da ditadura do general Franco, o regime surgido do golpe de estado ocupou-se de varrer da sociedade espanhola toda impressão republicana, especialmente no campo pedagógico. Este texto reconstrói o processo de expurgo da biblioteca popular doada pelo Padroado das Missões Pedagógicas no ano 1935 à escola nacional de um pequeno povo da província de Pontevedra. Revisa-se a documentação do expediente que se conserva no arquivo da escola, composto pela correspondência do professor e os escritos oficiais, e se complementa com a necessária revisão bibliográfica e de imprensa periódica da época. Isso permite-nos documentar o processo de depuração que se levou a cabo nas bibliotecas públicas, como exemplo do que foi perpetrado em todo o Estado por parte dos golpistas; observar alguns traços da orientação da nova política educativa e analisar o papel que se viram obrigados a desempenhar, a partir desse momento, muitos professores e professoras num violento cenário de ruptura social, perseguição política e substituição ideológica.

Keywords : II República; franquismo; missões pedagógicas; bibliotecas populares.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )