SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número53AS BIBLIOTECAS ESCOLARES NA PRIMEIRA DÉCADA DO FRANQUISMO: ENTRE O AMANHECER E A LUZ CEGADAO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE MATEMÁTICA DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE MONTES CLAROS - MG (1968-1978) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

FRASQUETE, Débora Russi  e  SIMILI, Ivana Guilherme. A MODA E AS MULHERES: AS PRÁTICAS DE COSTURA E O TRABALHO FEMININO NO BRASIL NOS ANOS 1950 E 1960. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.53, pp.267-283. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/60209.

A construção dos aprendizados femininos com os tecidos, linhas e máquinas de costura, é analisada neste texto por meio das informações disseminadas por dois gêneros textuais diversos na transmissão de conhecimentos. O primeiro é o curso de corte e costura intitulado Método Vogue associado à Escola de Corte e Costura São Paulo e de autoria de Antonio Campagnolli, que mesmo com lacunas documentais sobre a totalidade de publicações, está no volume analisado em sua décima nona edição. Este material didático instrumentalizou milhares de mulheres à prática do corte e costura com seus volumes de cursos por correspondência que, juntamente ao Instituto Universal Brasileiro, dinamizou o ensino com a sua propagação ao interior do país por meio dos Correios. O segundo é Jornal das Moças, uma revista carioca produzida pela Editora Jornal das Moças Ltda. Um periódico semanal circulado entre os anos de 1914 a 1961 e que em suas páginas jovens e senhoras encontravam orientações sobre moda, beleza, costura, casa, culinária e cuidados com os filhos. Ambas as fontes são suportes na compreensão da relação feminina com a prática de corte e costura e neste intuito circunscrevemos a análise aos anos 1950 e 1960, pelos investimentos presentes neste período na divulgação do ensino desse ofício. Com o objetivo de compreender as concepções que nesse período relacionaram o ensino do corte e costura às mulheres, o texto é dividido em três partes que exploram o corte e costura associado à imagem feminina, sua difusão midiática e sua contribuição para a educação e para o trabalho feminino profissional e doméstico.

Palavras-chave : educação e trabalho; corte e costura; moda; mulheres.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )