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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

ALMEIDA, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e  e  GOMES, Maria Laura Magalhães. O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE MATEMÁTICA DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE MONTES CLAROS - MG (1968-1978). Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.53, pp.284-306. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/65905.

Este artigo relata os resultados de uma investigação sobre o período inicial (1968-1978) do curso de Matemática da Fafil - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Montes Claros, Minas Gerais. Além de documentos escritos, foram usadas 16 entrevistas, com base na metodologia da História Oral. O estudo mostra que, como em outras instituições brasileiras, a implantação do curso foi feita em caráter de urgência, num cenário de carência de professores do ensino secundário e superior. Mesmo tendo formado poucos licenciados em sua fase inicial, o curso pôde suprir algumas demandas. O modelo de formação adotado, calcado no rigor e na distinção, mostra a predominância da ideia de que as tarefas de ensinar e aprender Matemática eram destinadas aos bem dotados intelectualmente.

Palavras-chave : formação de professores de Matemática; história oral; história do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

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