SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue53THE PROCESS OF MATHEMATICS’ TEACHER EDUCATION IN FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE MONTES CLAROS - MG (1968-1978) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

PROFICE, Christiana Cabicieri  and  SANTOS, Gabriel Henrique Moreira dos. DE GRUMETES A KUNUMYS - ESTILOS DE INFÂNCIAS BRASILEIRAS. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.53, pp.307-325. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/61054.

Abordamos aspectos sócio-históricos das infâncias brasileiras, compreendidas como resultado da hibridização de diferentes estilos de infância desde a colonização portuguesa. Argumentamos que o primeiro encontro de diferentes estilos se deu com a fuga de dois grumetes da esquadra de Pedro Álvares Cabral, quando aportada em Porto Seguro no primeiro dia de maio de 1500. Desde então se deu um processo de mútuo conhecimento e transformação entre as crianças/jovens que vieram de Portugal e as indígenas locais. Por meio de uma narrativa especulativa desse encontro, que se apoia em fontes sócio-históricas, destacamos os principais aspectos culturais e educacionais (antropocêntrico/ecocêntrico, adultocêntrico/dialógico) dos dois estilos de infância. A partir da perspectiva sócio-histórica refletimos acerca das infâncias atuais e de seus modelos de educação.

Keywords : infâncias; abordagem sócio-histórica; estudos pessoa-ambiente; educação indígena; antropocentrismo/ecocentrismo.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )