SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número53EL PROCESO DE FORMACIÓN DE DOCENTES EN EL CURSO DE MATEMÁTICA DE LA FACULDAD DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE MONTES CLAROS - MG (1968-1978) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

PROFICE, Christiana Cabicieri  y  SANTOS, Gabriel Henrique Moreira dos. DE GRUMETES A KUNUMYS - ESTILOS DE INFÂNCIAS BRASILEIRAS. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.53, pp.307-325. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/61054.

Abordamos aspectos sócio-históricos das infâncias brasileiras, compreendidas como resultado da hibridização de diferentes estilos de infância desde a colonização portuguesa. Argumentamos que o primeiro encontro de diferentes estilos se deu com a fuga de dois grumetes da esquadra de Pedro Álvares Cabral, quando aportada em Porto Seguro no primeiro dia de maio de 1500. Desde então se deu um processo de mútuo conhecimento e transformação entre as crianças/jovens que vieram de Portugal e as indígenas locais. Por meio de uma narrativa especulativa desse encontro, que se apoia em fontes sócio-históricas, destacamos os principais aspectos culturais e educacionais (antropocêntrico/ecocêntrico, adultocêntrico/dialógico) dos dois estilos de infância. A partir da perspectiva sócio-histórica refletimos acerca das infâncias atuais e de seus modelos de educação.

Palabras clave : infâncias; abordagem sócio-histórica; estudos pessoa-ambiente; educação indígena; antropocentrismo/ecocentrismo.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )