SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue54THE YOUNG UNIVERSITY STUDENTS AND THE PUBLIC OPINION IN ITALY DURING THE ’68 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

HUERTA, José Luis Hernández. METÁFORAS DA IMPRENSA DIÁRIA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. DO "LONGO 68” AO FINAL DA "TERCEIRA ONDA" NA EUROPA MEDITERRÂNEA E IBEROAMÉRICA. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.54, pp.19-28. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/77030.

Este artigo oferece reflexões e metáforas sobre a imprensa diária no intuito de fornecer outras perspectivas de análise sobre a construção de imaginários sociais da educação. Para isso, são utilizadas as metáforas do "espelho púbico" - com as variantes de Alice e a Mulher de Branco - e do "horizonte de eventos auto-replicantes" associados aos seguintes conceitos: "esfera pública" (Arendt), “memória coletiva" (Halbwachs; Ricoeur), "imaginário social" (Taylor), "comunidades imaginadas" (Anderson), "estratos do tempo" e "prognóstico" (Koselleck). Também apresentamos uma panorâmica dos temas tratados no dossiê intitulado Representações da Universidade nos imaginários sociais da Europa mediterrânea e da Iberoamérica em tempo de mudança (1968-1998).

Keywords : imprensa diária; universidade; imaginário social; longo 1968; transições democráticas.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )