SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número54LOS JÓVENES UNIVERSITARIOS Y LA OPINIÓN PÚBLICA EN ITALIA DURANTE EL ’68 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

HUERTA, José Luis Hernández. METÁFORAS DA IMPRENSA DIÁRIA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. DO "LONGO 68” AO FINAL DA "TERCEIRA ONDA" NA EUROPA MEDITERRÂNEA E IBEROAMÉRICA. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.54, pp.19-28. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/77030.

Este artigo oferece reflexões e metáforas sobre a imprensa diária no intuito de fornecer outras perspectivas de análise sobre a construção de imaginários sociais da educação. Para isso, são utilizadas as metáforas do "espelho púbico" - com as variantes de Alice e a Mulher de Branco - e do "horizonte de eventos auto-replicantes" associados aos seguintes conceitos: "esfera pública" (Arendt), “memória coletiva" (Halbwachs; Ricoeur), "imaginário social" (Taylor), "comunidades imaginadas" (Anderson), "estratos do tempo" e "prognóstico" (Koselleck). Também apresentamos uma panorâmica dos temas tratados no dossiê intitulado Representações da Universidade nos imaginários sociais da Europa mediterrânea e da Iberoamérica em tempo de mudança (1968-1998).

Palabras clave : imprensa diária; universidade; imaginário social; longo 1968; transições democráticas.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )