SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue54REPRESENTATIONS OF BRAZIL’S STUDENT MOVEMENTS IN THE DAILY PRESS IN 1968. FROM CALABOUÇO TO THE SEVENTH DAY MASSTHE PRESS AND THE PARTICIPATION OF UNIVERSITY STUDENTS IN THE DEMOCRATIC NEGOTIATION IN SPAIN (1978-1982) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

HENRIQUES, Helder. EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA. DISCURSOS SOBRE A UNIVERSIDADE PORTUGUESA EM TEMPOS DE TRANSIÇÃO (1974-1976). Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.54, pp.71-90. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/76890.

A Revolução portuguesa do 25 de Abril de 1974 constituiu o inicio de uma nova vaga democratizadora (Huntington, 1993). Partindo deste pressuposto procuramos discutir o processo de transição de um regime político autoritário (o Estado Novo) para um regime democrático em Portugal (1974-1976). Tratamos especificamente das problemática educativas neste período, com maior incidência sobre as instituições universitárias. Com efeito, procurou-se identificar, discutir e interpretar os discursos associados à universidade portuguesa num período rico, mas conturbado, da História da Educação Contemporânea. Optamos por uma abordagem metodológica qualitativa cujo trabalho empírico foi baseado, principalmente, na imprensa periódica diária, em particular no Diário de Lisboa (1921-1990). A análise deste periódico permitiu colocar em evidência um conjunto de discursos que circularam no interior das instituições universitárias da época possibilitando compreender o modo de apropriação das ideias em circulação naquele tempo e perceber o seu papel no novo regime político.

Keywords : transição; democracia; educação; imprensa; Portugal.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )