SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue54BAD RELATIONSHIPS: PRESS AND STUDENT MOVEMENT IN CHILE AT THE END OF DICTATORSHIP AND THE BEGINNINGS OF DEMOCRATIC TRANSITION (C. 1988 - C. 1998)LEGACY, CRITICISM AND OVERCOMING THE IDEOLOGY OF THE UNIVERSITY REFORM OF 1918: JULIO V. GONZÁLEZ AND THE RADICALIZATION OF REFORMIST THOUGHT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

SOUZA, Carlos Eduardo Dias. CONTEXTOS, PRÁTICAS E INSTITUIÇÕES: O ENSINO SECUNDÁRIO E A ORGANIZAÇÃO DE REPERTÓRIOS PEDAGÓGICOS NO SEGUNDO REINADO. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.54, pp.154-173. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/70608.

Este texto reconhece uma dinâmica interna às instituições de ensino secundário no Império do Brasil. O seu desenvolvimento se dá por meio da observação da dinâmica pedagógica de três colégios considerados chave: o Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, capital do Império; o Ginásio Baiano, de Salvador; e o Culto à Ciência, em Campinas. Tal dinâmica partilha elementos comuns, como a regularidade no ensino, a ênfase nas humanidades e o funcionamento em regime de internato, mas também possui variações que teriam relação com o contexto no qual cada colégio se insere. Assim, tomado de Ann Swidler, o conceito de repertório permite articular aspectos da cultura - neste caso, pedagógica - às dinâmicas políticas de cada contexto, iluminadas pela atuação de docentes como Abílio Borges e João Köpke.

Keywords : educação; política; mediações.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )