SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue54CONTEXTS, PRACTICES AND INSTITUTIONS: SECONDARY EDUCATION AND THE ORGANIZATION OF PEDAGOGICAL REPERTOIRES IN DOM PEDRO II´S REIGN IN BRAZILTHE HISTORY OF EDUCATION AND TEACHING DISCUSSED IN TWO CLASSICAL WORKS: CÁRCEL DE AMOR AND LA VIDA DE LAZARILLO DE TORMES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

SUASNABAR, Claudio. LEGADO, CRÍTICA E SUPERAÇÃO DA IDEOLOGIA DA REFORMA UNIVERSITÁRIA DE 1918: JULIO V. GONZÁLEZ E A RADICALIZAÇÃO DO PENSAMENTO REFORMISTA. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.54, pp.174-189. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/77890.

O artigo analisa o pensamento da universidade de Julio V. González (ex-líder estudantil e primeiro historiador da Reforma) como expressão, por um lado, das disputas para definir o imaginário reformista como legado, crítica e superação deste corpus de idéias e por outro lado, das tensões entre intelectuais e partidos de esquerda na Argentina que se manifestam em uma mudança nas modalidades de intervenção intelectual e posicionamento político. O trabalho está organizado em duas seções: a primeira explora a caracterização da Reforma Universitária de González e sua localização no contexto sociopolítico. A segunda seção analisa a reflexão posterior de González e sua proposta de emancipação da universidade que marca uma radicalização do pensamento reformista.

Keywords : Reforma Universitária de 1918; universidade; intelectuais; política; Argentina.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )