SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue54LEGACY, CRITICISM AND OVERCOMING THE IDEOLOGY OF THE UNIVERSITY REFORM OF 1918: JULIO V. GONZÁLEZ AND THE RADICALIZATION OF REFORMIST THOUGHTTHE INFLUENCE OF THE NEW SCHOOL IN THE TEACHING OF MOTHER LANGUAGE IN PRIMARY EDUCATION IN PORTUGAL: ANALYSIS OF AN UNPUBLISHED MANUSCRIPT OF A TEACHER (30’S, 20TH CENTURY) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

PERIN, Conceição Solange Bution  and  MALAVASI, Silvana. A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E O ENSINO ANALISADOS EM DUAS OBRAS CLÁSSICAS: CÁRCEL DE AMOR E LA VIDA DE LAZARILLO DE TORMES. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.54, pp.190-208. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/64229.

O estudo tem como objetivo analisar duas obras clássicas, no ensino da literatura espanhola medieval: Cárcel de Amor, escrita no século XV por Diego de San Pedro, e La vida de Lazarillo de Tormes, romance anônimo escrito no século XVI, no ensino. Partimos do pressuposto que, as obras clássicas auxiliam-nos a entender melhor o passado e, consequentemente, podem ser consideradas como instrumentos para a compreensão e desenvolvimento do ensino. O objetivo central é evidenciar, por meio das obras, os acontecimentos cotidianos de cada período e analisar, como exemplo em Cárcel de Amor, a luta pela manutenção do amor e sentimentos demonstrados, principalmente, pelos nobres. Tais sentimentos tornaram-se modelo de aprendizado para a organização da sociedade. Para atender tal propósito por meio de um estudo bibliográfico, embasado na análise histórica promovida e fundamentada por autores da História Social, como Marc Bloch, apresentamos os aspectos de ensino e a aprendizagem presentes nas duas obras. Em seguida, abordamos as obras clássicas e seu conhecimento histórico para o ensino.

Keywords : história da educação; ensino; obras clássicas; literatura espanhola.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )