SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número54LA INFLUENCIA DE LA ESCUELA NUEVA EN LA ENSEÑANZA DE LA LENGUA MATERNA EN EDUCACIÓN PRIMARIA EN PORTUGAL: ANÁLISIS DE UN MANUSCRITO INÉDITO DE UNA MAESTRA (DÉCADA DE LOS 30, SIGLO XX)EDUCACIÓN, MEDICINA Y RACIALIZACIÓN EN LAS CLASES DE EDUCACIÓN FÍSICA DE LAS ESCUELAS PRIMARIAS (PERNAMBUCO, DÉCADA DE 1930) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

SILVA, Fabiany de Cássia Tavares  y  WENCESLAU, Maurinice Evaristo. UMA CONFIGURAÇÃO PARA O ENSINO SECUNDÁRIO (1930-1960): CULTURA, FORMAÇÃO HUMANA E BOA EDUCAÇÃO. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.54, pp.232-245. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/64137.

Neste texto apresentamos alguns resultados de pesquisa, inscrita no campo da história da educação, circunscrita ao cruzamento dos campos da história política-jurídica e do pensamento curricular, que mapeou uma configuração do ensino secundário nos discursos projetados sobre as noções de cultura, formação humana e boa educação. Tal projeção tomou como fontes um conjunto de dissertações e teses produzidas sobre o ensino secundário pelos/nos Grupos de Estudos e Pesquisas, Observatório de Cultura Escolar (UFMS) e História da Educação (UFMG), no período de 1999 a 2010. Tais fontes são tomadas na perspectiva de investigar comparativamente como foram tratados, observados e/ou analisados documentos oficias (Leis, Decretos, Portarias, entre outros) do ensino secundário, publicados no período de 1930 a 1960. Neste enquadramento, essa investigação está ancorada na hipótese de que os estudos sobre ensino secundário, produzidos pelas dissertações e teses, em comparação, de um lado, registram processos de relativização cultural e ideológica, promotoras de novas formas de entender a apropriação dos documentos legais nacionais e locais. De outro, demonstram a necessidade de desmistificação das noções de cultura, formação humana e consciência patriótica que, quando transpostas para os documentos, parecem apenas uma versão singular fundada no processo de “universalização” deste nível de ensino.

Palabras clave : história do ensino secundário; história político-jurídica; estudos curriculares.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )