SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue54EDUCATION, MEDICINE AND RACIALIZATION IN CLASSROOMS OF PHYSICAL EDUCATION OF PRIMARY SCHOOLS (PERNAMBUCO, DECADE OF 1930)PEDAGOGIES OF GOOD MANNERS: FORMING CITIZENS CIVILIZED AND HYGIENICS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

LEMOS JUNIOR, Wilson. OS CONTEÚDOS PARA O ENSINO DE MÚSICA E CANTO ORFEÔNICO NA ESCOLA SECUNDÁRA BRASILEIRA (1931-1946). Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.54, pp.263-279. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/70749.

Este artigo investiga os conteúdos adotados no ensino de música e canto orfeônico na Escola Secundária Curitibana durante as décadas de 1930 e 1940. Conforme as análises feitas por Chervel (1990), os conteúdos abordados serão analisados sob duas vertentes, uma sob a ótica legal, revelado pelas leis e decretos de ensino, e outra sob o viés do cotidiano escolar, neste caso, por meio das avaliações encontradas no Colégio Estadual do Paraná nos anos de 1946 e 1947. O artigo está dividido em duas partes. A primeira é dedicada aos conteúdos de música e canto orfeônico a partir da reforma de Francisco Campos, em 1931, e a segunda, é dedicada a partir do ano de 1946, quando por orientação do ministro Raul Leitão da Cunha, o programa da disciplina foi reformulado.

Keywords : história da educação; arte-educação; educação musical.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )