SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue54PEDAGOGIES OF GOOD MANNERS: FORMING CITIZENS CIVILIZED AND HYGIENICSJOSEPH HERMAN’S CONTRIBUTIONS TO BRAZILIAN EDUCATION IN THE IMPERIAL PERIOD author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

PEREZ, Teresa González. PROFESSORES PARA A DEMOCRACIA. A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM ESPANHA COM A LEI SOBRE O SISTEMA GERAL DE EDUCAÇÃO (1990). Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.54, pp.299-317. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/70869.

Na Espanha, no âmbito da sociedade democrática, depois de quatro décadas de ditadura, foi concebido um novo modelo de formação dos professores. Nosso objetivo é estudar o modelo de formação inicial de professores com a Lei sobre o Sistema Geral de Educação (1990) e o perfil profissional que emanava de sua concepção. Analisamos o discurso da reforma, a legislação, os programas de estudo e realizamos uma revisão da literatura. O estudo nos permite conhecer a política educacional para a formação de professores no início da democracia espanhola. A reforma da educação gerou transformações nas instituições, programas e práticas de ensino, mas não melhorou o nível académico dos licenciados. Com estes aportes buscamos contribuir para a reflexão sobre os programas de formação de professores.

Keywords : democracia; reforma; legislação da educação; formação inicial de professores; currículo.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )