SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue54TEACHERS FOR DEMOCRACY. THE INITIAL TRAINING OF TEACHERS IN THE LAW ON GENERAL EDUCATION SYSTEM (1990)SCHOOL PRACTICE DURING THE EARLY YEARS OF FRANCO REGIME author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

SOARES, Jefferson da Costa. AS CONTRIBUIÇÕES DE JOSEPH HERMAN PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO PERÍODO IMPERIAL. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.54, pp.318-333. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/66425.

Este artigo está fundamentado numa pesquisa de caráter biográfico sobre Joseph Herman, o Barão de Tautphoeus, um educador reconhecido no período Imperial brasileiro, mas que ainda não possui estudos mais aprofundados sobre a sua peculiar trajetória. De origem alemã, não só foi professor catedrático do Colégio Pedro II, como fundou e dirigiu outras instituições de ensino no município da Corte e em várias outras cidades. A metodologia utilizada foi a análise documental das fontes encontradas no Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II e em periódicos da época. Destacamos a importância desse professor e sustentamos que o mesmo pode ter sido um dos responsáveis pela penetração, no Brasil, de ideais do movimento de renovação pedagógica que ocorreu na Europa, no século XIX.

Keywords : Barão de Tautphoeus; trajetória; identidade profissional docente.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )