SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número54MAESTROS PARA LA DEMOCRACIA. LA FORMACIÓN INICIAL DEL MAGISTERIO EN ESPAÑA CON LA LEY DE ORDENACIÓN GENERAL DEL SISTEMA EDUCATIVO (1990)LA PRÁCTICA ESCOLAR DURANTE LOS PRIMEROS AÑOS DEL FRANQUISMO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

SOARES, Jefferson da Costa. AS CONTRIBUIÇÕES DE JOSEPH HERMAN PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO PERÍODO IMPERIAL. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.54, pp.318-333. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/66425.

Este artigo está fundamentado numa pesquisa de caráter biográfico sobre Joseph Herman, o Barão de Tautphoeus, um educador reconhecido no período Imperial brasileiro, mas que ainda não possui estudos mais aprofundados sobre a sua peculiar trajetória. De origem alemã, não só foi professor catedrático do Colégio Pedro II, como fundou e dirigiu outras instituições de ensino no município da Corte e em várias outras cidades. A metodologia utilizada foi a análise documental das fontes encontradas no Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II e em periódicos da época. Destacamos a importância desse professor e sustentamos que o mesmo pode ter sido um dos responsáveis pela penetração, no Brasil, de ideais do movimento de renovação pedagógica que ocorreu na Europa, no século XIX.

Palabras clave : Barão de Tautphoeus; trajetória; identidade profissional docente.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )