SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue54JOSEPH HERMAN’S CONTRIBUTIONS TO BRAZILIAN EDUCATION IN THE IMPERIAL PERIOD author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

BARCELO-BAUZA, Gabriel; COMAS-RUBI, Francisca  and  ANDRES, María del Mar del Pozo. A PRÁTICA ESCOLAR DURANTE OS PRIMEIROS ANOS DO FRANQUISMO. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.54, pp.334-357. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/71710.

O objetivo deste artigo é contribuir para uma melhor compreensão da prática escolar nos anos imediatamente posteriores a Guerra Civil espanhola. Estudar esta prática desde uma perspectiva histórica requer explorar novas fontes além das tradicionais. Este artigo, portanto, baseia-se em uma destas possíveis fontes: as memórias pedagógicas encontradas nos registros de submissão para o preenchimento de vagas na educação primária do período franquista. O resultado desta análise fornece informações sobre o conteúdo, a metodologia e os materiais utilizados nas escolas Baleares, durante o período do pós-guerra, que nos permitem uma compreensão mais diferenciado de prática escolar dos professores.

Keywords : história da escola; cultura escolar; memórias; pós-guerra; Ilhas Baleares.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )