SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número54LAS CONTRIBUCIONES DE JOSEPH HERMAN PARA LA EDUCACIÓN BRASILEÑA EN EL PERÍODO IMPERIAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

BARCELO-BAUZA, Gabriel; COMAS-RUBI, Francisca  y  ANDRES, María del Mar del Pozo. A PRÁTICA ESCOLAR DURANTE OS PRIMEIROS ANOS DO FRANQUISMO. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.54, pp.334-357. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/71710.

O objetivo deste artigo é contribuir para uma melhor compreensão da prática escolar nos anos imediatamente posteriores a Guerra Civil espanhola. Estudar esta prática desde uma perspectiva histórica requer explorar novas fontes além das tradicionais. Este artigo, portanto, baseia-se em uma destas possíveis fontes: as memórias pedagógicas encontradas nos registros de submissão para o preenchimento de vagas na educação primária do período franquista. O resultado desta análise fornece informações sobre o conteúdo, a metodologia e os materiais utilizados nas escolas Baleares, durante o período do pós-guerra, que nos permitem uma compreensão mais diferenciado de prática escolar dos professores.

Palabras clave : história da escola; cultura escolar; memórias; pós-guerra; Ilhas Baleares.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )