SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número54AS CONTRIBUIÇÕES DE JOSEPH HERMAN PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO PERÍODO IMPERIAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

BARCELO-BAUZA, Gabriel; COMAS-RUBI, Francisca  e  ANDRES, María del Mar del Pozo. A PRÁTICA ESCOLAR DURANTE OS PRIMEIROS ANOS DO FRANQUISMO. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.54, pp.334-357. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/71710.

O objetivo deste artigo é contribuir para uma melhor compreensão da prática escolar nos anos imediatamente posteriores a Guerra Civil espanhola. Estudar esta prática desde uma perspectiva histórica requer explorar novas fontes além das tradicionais. Este artigo, portanto, baseia-se em uma destas possíveis fontes: as memórias pedagógicas encontradas nos registros de submissão para o preenchimento de vagas na educação primária do período franquista. O resultado desta análise fornece informações sobre o conteúdo, a metodologia e os materiais utilizados nas escolas Baleares, durante o período do pós-guerra, que nos permitem uma compreensão mais diferenciado de prática escolar dos professores.

Palavras-chave : história da escola; cultura escolar; memórias; pós-guerra; Ilhas Baleares.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )