SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue55FORMAT, PEDAGOGIES AND PLANNING FOR HIGH SCHOOL IN ARGENTINA: HIGHLIGHTS OF THE 20TH CENTURYLUIS CONTIER AS A CATALYST OF NETWORKS: CLASSES EXPERIMENTAIS AND RENEWAL OF SECONDARY EDUCATION IN SÃO PAULO IN THE 1950S AND 1960S author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

D'AVENIA, Lucas. ASSEMBLÉIAS DE PROFESSORES NA CONSOLIDAÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO SECUNDÁRIO NO URUGUAI (1949-1961). Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.55, pp.38-60.  Epub May 01, 2018. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/80720.

O artigo explora a criação e a primeira etapa de funcionamento das Assembléias de Professores do Conselho de Ensino Secundária entre 1949 e 1961. As assembléias foram criadas para discutir as questões técnico-pedagógicas relacionadas ao ensino secundário e aconselhar as autoridades na tomada de decisões. A partir da análise das fontes, pode-se ver que, durante o período estudado, as assembléias de professores acompanharam a consolidação institucional do Conselho, que havia sido criado em 1935. Além disso, também expandiram o papel dos professores que se tornaram um ator central nas discussões pedagógicas sobre o ensino médio em um período de intenso debate.

Keywords : ensino médio; Uruguay; professores.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )