SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número55FORMATO, PEDAGOGÍAS Y PLANEAMIENTO PARA LA SECUNDARIA EN ARGENTINA: NOTAS SOBRESALIENTES DEL SIGLO XXLUIS CONTIER COMO CATALIZADOR DE REDES: CLASSES EXPERIMENTAIS Y RENOVACIÓN DE LA EDUCACIÓN SECUNDARIA EN EL ESTADO DE SAN PABLO EN LAS DÉCADAS DE 1950 Y 1960 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

D'AVENIA, Lucas. ASSEMBLÉIAS DE PROFESSORES NA CONSOLIDAÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO SECUNDÁRIO NO URUGUAI (1949-1961). Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.55, pp.38-60.  Epub 01-Mayo-2018. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/80720.

O artigo explora a criação e a primeira etapa de funcionamento das Assembléias de Professores do Conselho de Ensino Secundária entre 1949 e 1961. As assembléias foram criadas para discutir as questões técnico-pedagógicas relacionadas ao ensino secundário e aconselhar as autoridades na tomada de decisões. A partir da análise das fontes, pode-se ver que, durante o período estudado, as assembléias de professores acompanharam a consolidação institucional do Conselho, que havia sido criado em 1935. Além disso, também expandiram o papel dos professores que se tornaram um ator central nas discussões pedagógicas sobre o ensino médio em um período de intenso debate.

Palabras clave : ensino médio; Uruguay; professores.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )