SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue55ASSEMBLIES OF TEACHERS IN THE CONSOLIDATION OF THE SECONDARY EDUCATION COUNCIL IN URUGUAY (1949-1961)INSPIRATION IN THE WORKS OF THE GREAT CENTERS OF PEDAGOGICAL STUDIES: CONSIDERATIONS ABOUT THE CLASSES INTEGRAIS DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ (1960-1967) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

VIEIRA, Letícia  and  CHIOZZINI, Daniel Ferraz. LUIS CONTIER COMO CATALISADOR DE REDES: CLASSES EXPERIMENTAIS E RENOVAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO EM SÃO PAULO NAS DÉCADAS DE 1950 E 1960. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.55, pp.61-80.  Epub May 01, 2018. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/80603.

Nos debates educacionais ocorridos após o fim da ditadura Vargas, ganha relevo a temática do Ensino Secundário, visto como essencial para articular o processo de escolarização com o desempenho de ofícios, tarefas ou papéis sociais. Neste sentido, o presente artigo visa, a partir de noções como redes de sociabilidade e capital social, situar a figura do educador Luis Contier como um intelectual da educação que contribuiu, de forma pioneira, para a renovação do ensino público secundário no estado de São Paulo nesse espaço-tempo, via projeto das Classes Secundárias Experimentais. Para tanto, será dada ênfase à sua dimensão intelectual, elucidando as redes e instituições das quais participou, a partir da análise de fontes documentais de seu acervo pessoal.

Keywords : intelectuais; ensino secundário; classes experimentais; renovação pedagógica.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )