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História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

VIEIRA, Letícia  y  CHIOZZINI, Daniel Ferraz. LUIS CONTIER COMO CATALISADOR DE REDES: CLASSES EXPERIMENTAIS E RENOVAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO EM SÃO PAULO NAS DÉCADAS DE 1950 E 1960. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.55, pp.61-80.  Epub 01-Mayo-2018. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/80603.

Nos debates educacionais ocorridos após o fim da ditadura Vargas, ganha relevo a temática do Ensino Secundário, visto como essencial para articular o processo de escolarização com o desempenho de ofícios, tarefas ou papéis sociais. Neste sentido, o presente artigo visa, a partir de noções como redes de sociabilidade e capital social, situar a figura do educador Luis Contier como um intelectual da educação que contribuiu, de forma pioneira, para a renovação do ensino público secundário no estado de São Paulo nesse espaço-tempo, via projeto das Classes Secundárias Experimentais. Para tanto, será dada ênfase à sua dimensão intelectual, elucidando as redes e instituições das quais participou, a partir da análise de fontes documentais de seu acervo pessoal.

Palabras clave : intelectuais; ensino secundário; classes experimentais; renovação pedagógica.

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