SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número55LUIS CONTIER COMO CATALIZADOR DE REDES: CLASSES EXPERIMENTAIS Y RENOVACIÓN DE LA EDUCACIÓN SECUNDARIA EN EL ESTADO DE SAN PABLO EN LAS DÉCADAS DE 1950 Y 1960CIRCUITOS Y USOS DE MODELOS PEDAGÓGICOS RENOVADORES EN LA ENSEÑANZA SECUNDARIA BRASILEÑO EN LA DÉCADA DE 1950 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

CHAVES JUNIOR, Sergio Roberto. A INSPIRAÇÃO NOS TRABALHOS DOS GRANDES CENTROS DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS CLASSES INTEGRAIS DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ (1960-1967). Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.55, pp.81-100.  Epub 01-Mayo-2018. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/80457.

Este texto apresenta considerações sobre as Classes Integrais do Colégio Estadual do Paraná, proposta de inovação pedagógica desenvolvida entre 1960 e 1967 na modelar instituição de ensino secundário localizada em Curitiba, Paraná. São explicitadas questões específicas relacionadas ao processo de elaboração do Plano de Organização da inovação educacional, com destaque às inspirações nos “grandes centros de estudos pedagógicos”. Foi possível perceber que o estudo das experiências realizadas em outras instituições de ensino possibilitou aos elaboradores do plano das Classes Integrais dar contornos a uma proposta singular em meio ao contexto das inovações educacionais no ensino secundário engendradas no Brasil nos anos 1950 e 1960.

Palabras clave : classes integrais; ensino secundário; inovações pedagógicas; Colégio Estadual do Paraná.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )