SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue55INSPIRATION IN THE WORKS OF THE GREAT CENTERS OF PEDAGOGICAL STUDIES: CONSIDERATIONS ABOUT THE CLASSES INTEGRAIS DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ (1960-1967)EDUCATION OF SENSES AND SENSIBILITIES: BETWEEN THE TREND AND THE POSSIBILITY OF RESEARCH RENOVATION IN HISTORY OF EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

DALLABRIDA, Norberto. CIRCUITOS E USOS DE MODELOS PEDAGÓGICOS RENOVADORES NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO NA DÉCADA DE 1950. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.55, pp.101-115.  Epub May 01, 2018. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/80587.

Este trabalho se propõe a compreender a circulação e a apropriação de dois modelos pedagógicos franceses que resultaram na construção das classes secundárias experimentais no Brasil na década de 1950. Por um lado, coloca o foco sobre os usos feitos por algumas classes do sistema público paulista das classes nouvelles - ensaio educacional realizado no ensino secundário francês. De outra parte, procura compreender as experiências no ensino secundário em colégios católicos realizadas a partir da pedagogia personalizada e comunitária. Para tanto, esta análise histórica movimenta os conceitos de circulação e de apropriação de Roger Chartier e usa como fontes históricas especialmente relatórios oficiais e relatos de professores.

Keywords : classes secundárias experimentais; classes nouvelles; pedagogia personalizada e comunitária.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )