SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número55CIRCUITOS Y USOS DE MODELOS PEDAGÓGICOS RENOVADORES EN LA ENSEÑANZA SECUNDARIA BRASILEÑO EN LA DÉCADA DE 1950UTOPÍAS, DISTOPÍAS Y RETOS CREATIVOS PARA LA CONSTRUCCIÓN DE LA HUMANIDAD EN LA HISTORIA EDUCATIVA OCCIDENTAL: A PROPÓSITO DEL V CENTENARIO DE LA EDICIÓN DE LA UTOPÍA DE TH. MORE (1516-2016) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

OLIVEIRA, Marcus Aurelio Taborda de. EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS E DAS SENSIBILIDADES: ENTRE A MODA ACADÊMICA E A POSSIBILIDADE DE RENOVAÇÃO NO ÂMBITO DAS PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.55, pp.116-133.  Epub 01-Mayo-2018. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/76625.

O artigo, de caráter teórico-historiográfico, discute a voga atual de estudos sobre a história da educação dos sentidos e das sensibilidades. Inicia-se com a apresentação do tema “sensibilidades” e a sua presença em diferentes tradições historiográficas, mostrando como não é nova essa abordagem no campo da História. Em seguida, ainda na sua primeira parte, discute a chegada recente do tema nos debates da História da Educação na América Latina. Na segunda parte, apresenta e situa um conjunto de estudos de caráter monográfico desenvolvidos pelo Núcleo de Estudos sobre a Educação dos Sentidos e das Sensibilidades - Nupes, da FAE/UFMG, em parceria com pesquisadores do Brasil e de outros países, discutindo alguns dos seus pressupostos básicos. Finaliza o texto a problematização dos limites, dos riscos e do alcance da história da educação dos sentidos e das sensibilidades como uma voga que se equilibra entre o modismo acadêmico e a possibilidade de arejamento das formas consagradas de inquirir o passado e o presente da educação no âmbito latino-americano.

Palabras clave : história da educação; história da educação dos sentidos e das sensibilidades; historiografia.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )